segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Lição 2 - Josué Assume a Liderança de Israel

INTRODUÇÃO

Aprenderemos hoje sobre o momento em que Josué assume a liderança do povo, após a morte de Moisés. Onde veremos a preparação para atravessar o Rio Jordão e os espias que são enviados para observar como era a cidade de Jericó, e o episódio da casa de Raabe a prostituta que temeu a Deus e escondeu os espias dos soldados, recebendo promessa de livramento.

MOSTRE NO MAPA A DIVISÃO DO TERRITÓRIO DE CANAÃ ANTES DA CONQUISTA

DESCRIÇÃO DOS POVOS DA TERRA

Os pagãos habitantes da terra de Canaan eram chamados cananitas. De acordo com Gn 10:6 eram os descendentes de Canaan, um dos filhos de Cam (filho de Noé). Onze dos filhos de Canaan estão listados em Gn 10:15-18. Destes, 6 encontram-se nos nomes de povos sírios, e 4 em nomes de tribos palestinas.
Os seus ritos religiosos idólatras estavam relacionados com uma grande imoralidade, e centrados numa adoração da fertilidade do homem, rebanhos e manadas, e na terra. O sistema sacrificial era semelhante ao dos hebreus, mas além de animais limpos, animais imundos e por vezes seres humanos, especialmente crianças, eram oferecidos em altares cananitas.
Em Js 13.1-8, encontramos que havia ainda muita terra para conquistar, mas Josué já estava avançado em idade, e Deus ordena que ele reparta a terra prometida às tribos de Israel.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – JOSUÉ 1.1-3,5,7-9

Existe uma divisão no primeiro capítulo de Josué. A primeira parte trata da vocação de Josué (vv. 1-11), e a segunda da preparação para atravessar o Jordão (vv.12-18).
(v.1) "depois da morte de Moisés [...] que o Senhor falou a Josué". Destacam-se aqui os dois personagens principais antes da conquista de Canaã: Moisés, líder do povo, vai desde o livro de Êxodo até Deuteronômio; e Josué, primeiro líder do povo após a morte de Moisés.
Ainda no primeiro versículo, observamos que Moisés é chamado de “servo do Senhor”, ou “escravo do Senhor”, enquanto que Josué é chamado de “servo de Moisés”, ou “servidor de Moisés”. Mas, ao assumir a responsabilidade como líder e profeta, semelhante a Moisés, Josué agora é conhecido como “servo de Deus”, que no original refere-se a “escravo de Deus” usando o termo hebraico “ebed”.
(v.2) Está registrado em Dt 31.14,23, Deus falando com Josué pela primeira vez: “Esforça-te e anima-te... e eu serei contigo”. Novamente Deus fala a Josué: “Levanta-te” (ergue-se, fique em pé), Josué estava prostrado quando o Senhor falava com ele, talvez pensando na morte do seu líder e como assumiria essa tão grande responsabilidade, mas imediatamente ele recebe a ordem divina para avançar “...passa esse Jordão, tu e todo este povo à terra que dou aos filhos de Israel”, seguida da promessa:
(v.3) “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado”.
(v.5) “Ninguém se susterá diante de ti”, ou seja, “posicionar-se contra”; “ficar oposto a”, por extensão, “oprimir”.
(v. 5) “Não te deixarei nem te desampararei”, Enquanto Josué se erguia, o Eterno lhe falava: “Não te deixarei afundar, desanimar, cair”. “Eu não te deixarei em apuros”. “Nem te desampararei”, “desamparar” é “abandonar”, “deixar desolado”. o Senhor falava e Josué ouvia que Deus jamais o abandonaria; Josué jamais estaria desolado. Apesar da incompreensão do povo, o Senhor estaria com ele em todas as horas e momentos.
(v.7-9) "Esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei...", perceba, ser valoroso não para a contenda, discórdia, guerra contra a "carne e sangue", mas para cumprir os mandamentos divinos! Uma liderança eficaz precisa estar disposta a cumprir os mandamentos divinos. O compromisso do líder Josué, primeiramente, é com Deus e com a Torah (Lei ou instrução). Ele precisa cumprir, como servo obediente, os mandamentos divinos: “para que sejas bem-sucedido”.


PREPARAÇÃO PARA ENTRAR

Em Js 1.11-14, Josué ordena aos líderes das tribos para se prepararem, pois apenas três dias faltava para atravessar o Rio Jordão.

- Espias enviados a Jericó
Jericó seria a primeira cidade a ser conquistada, então Josué envia dois espias para observar a terra (2.1).

- Raabe, a prostituta
Ao chegarem em Jericó, os espias “entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali”. Embora prostituta, Raabe teria reconhecido o poder do Deus de Israel, ela sabia da fama do povo, de como saiu do Egito e os milagres que Deus tinha feito no meio do povo (vv. 8-11).

- O cordão de escarlate
O rei de Jericó, ficou sabendo que tinham vindo espiões para observar a terra, e enviou à casa de Raabe soldados para saber onde estavam os espias de Israel. Raabe, por sua vez, disse “É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram... não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque vós os alcançareis.” (Js 2.4-7). Através dessa ação, Raabe pede misericórdia aos espias, para que ao conquistarem a terra, livre sua casa e sua família (Js 2.12-13).
Disseram-lhe os espias: “A nossa vida responderá pela vossa até ao ponto de morrer, se não denunciardes este nosso negócio; e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de beneficência e de fidelidade” (v. 14)Raabe os fez descer do muro de Jericó, por um cordão de escarlate (pois sua casa ficava sobre o muro da cidade, v.15). O cordão vermelho cor de sangue deveria ficar na janela da casa de Raabe como o sinal, para que quando o povo chegasse identificasse sua casa, e assim ela recebesse o livramento. (vv. 17-21).

Nenhum comentário: