quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Conflito Israel versus Hamas. Israel versus imprensa anti-semita

Quando assistimos os telejornais, acessamos os grandes portais da internet e a mídia impressa somos bombardeados por informações do conflito entre Israel e o grupo Hamas. A visão predominante nestes veículos de comunicação é de uma luta de Davi contra Golias. Surpreendentemente o Hamas é colocado como o pobrezinho, pequenino e Israel a potência gigante cruel.

A imprensa tem omitido que Israel havia vindo sofrendo ataques constantes de mísseis, morteiros e homens-bombas e que estes ataques foram aumentados depois do rompimento unilateral do acordo de paz por parte do Hamas. Quanto as baixas civis que é bem maior no lado palestino, deve-se ao fato de os terroristas do Hamas usarem como escudos humanos os seus próprios irmãos (fratricidas), o preparo do sistema defesa israelense e de sua população civil que tem casa com bunkers para se protegerem dos ataques.

Israel esta cercado de vizinhos hostis que tentam varrê-lo do mapa. Países como Irã e Síria patrocinam o Hamas fornecendo armas e instruções de guerra. Aliás, nestes países supracitados as liberdades e direitos individuais não são respeitados, fomentam uma Jihad contra Israel e o ocidente por considerarem um insulto a existência do Estado de Israel nas terras que ocupam hoje, mas se esquecem do fato que Israel já ocupavam estas terras desde cerca de 1400 a.C. Mesmo com exílio para Babilônia e com a grande diáspora ocorrida em 70 d.C, depois da destruição do templo de Jerusalém sempre houve judeus remanescentes ocupando estas terras.

Mas a grande parte da imprensa tem prestado um desserviço, pois em vez de mostrarem os lados de forma imparcial tem frisado somente a desproporcionalidade da resposta de Israel. Israel tem o direito legitimo de defesa de seu território e de sua população. O que tem ocorrido é um crescimento mundial de uma política de esquerda que tem combatido a democracia e esta ala tem se voltado para atacar os regimes democráticos como Israel.

Devemos estar atentos para não invertemos os papéis neste conflito Israel estava em negociação com Fatah (moderados) para conceder parte das terras Cisjordânia e faixa de Gaza a um governo palestino. Porém, com a derrota política (2006) do Fatah para o Hamas este processo foi interrompido. O Hamas expulsou e matou os lideres do Fatah se aliou com inimigos declarados de Israel. Agora o Hamas rompeu o acordo de paz unilateralmente, lança ataque à população civil israelense, usa seus próprios irmãos como escudo e a imprensa questiona apenas a reação de Israel que é legítima taxando-a como terrorista.

Nenhum comentário: