quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

LIÇÃO 7 – DA DERROTA À VITÓRIA

DE ACORDO COM AS DUAS ÚLTIMAS AULAS, QUAIS AS LIÇÕES PODEMOS EXTRAIR DA VITÓRIA CONTRA JERICÓ E A DERROTA CONTRA AI?
Jericó demonstrou que a obediência traz vitória, enquanto Ai que a desobediência leva à derrota.

A santidade é uma condição indispensável para o triunfo;
Sem a ajuda de Deus, somos derrotados até por inimigos insignificantes;
O pecado do indivíduo sempre traz tristes conseqüências para todos;
Nada torna a oração mais ineficaz que o pecado encoberto;

JOSUÉ REANIMADO POR DEUS (Js 8.1-17)

“Então, disse o SENHOR a Josué...”. É assim que começa esse capítulo. Observe que Deus fala direta e objetivamente a Josué para reanimá-lo, pois ele acabara de passar por um dos momentos mais difíceis de sua jornada como líder, a saber:

Quando os espias voltaram e passaram as informações sobre a cidade de Ai para Josué (Js 7.2-4), percebemos uma falha na liderança do mesmo, que consiste em ter Josué recebido conselhos dos espias e em vez de consultar ao Senhor, como de costume, consentiu que uma parte dos homens não fosse à guerra, pois o inimigo era fraco. Qual foi, então, a falha de Josué? A resposta é obvia: ele subestimou o inimigo e não consultou Deus sobre a estratégia para a vitória.

Um dado interessante é que Josué também não sabia sobre Acã, que por causa de sua ganância e ambição, contaminou todo o povo em pegar do que era consagrado ao Senhor. Agora imagine se Josué tivesse consultado ao Senhor, com certeza Deus lhe revelaria que o povo estava amaldiçoado por causa de Acã, e seria derrotado se fosse à batalha contra os homens de Ai. Mas, infelizmente, Josué só percebeu sua falha quando recebeu a notícia que os guerreiros de Israel fugia dos fracos homens de Ai, e ainda perderam uns trinta e seis soldados, que foram feridos e mortos, pelo que diz o relato: “...o coração do povo se derreteu e se tornou como água. Então, Josué rasgou das suas vestes e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde...” (Js 7.5-6).

Mas um líder fiel nunca desiste. Josué pergunta: “Ah, Senhor Jeová, por que [...] que farás ao teu grande nome?” (Js 7.7-9), e Deus lhe responde dizendo que se levantasse, pois Israel pecou, transgrediu o concerto, pegou do anátema, roubou, mentiu... Eles não iriam subsistir desse jeito... estavam amaldiçoados... Deus não estaria mais com eles enquanto não tirassem totalmente o mal do meio deles. Ao ser descoberto, Acã foi apedrejado juntamente com sua família e “...o SENHOR se tornou do ardor da sua ira...” (Js 7.26).

Depois que Josué recuperou os ânimos, agora com a estratégia do Senhor, entra em ação para a conquista de Ai.

Aprendemos com isso que não colocar Deus em primeiro lugar, é uma falha grave da nossa parte. Vivemos constantemente em guerra contra as “hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12) temos que vigiar para sermos vitorioso, sujeitando-nos a Deus e resistindo ao Diabo (Tg 4.7), pois Deus nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1Co 15.57). A nossa vitória contra o inimigo de nossas almas, depende da estratégia que o Senhor revela em sua Palavra (Ef 6.11-18).


A ESTRATÉGIA DA CONQUISTA
Vide slide criado para apresentação...


JOSUÉ EDIFICOU UM ALTAR.

A edificação desse altar no monte de Ebal e a leitura da lei ali (v. 34), revela quatro princípios para a compreensão do livro de Josué.
(1) O direito de possuir a terra prometida dependia do reconhecimento do concerto de Deus, e da lealdade a este (Dt 30.15-18).
(2) O acesso de Israel a Deus era sempre pela fé, me-diante o sacrifício e a expiação pelo sangue (vv. 30,31).
(3) A continuação das bênçãos de Deus dependia dos israelitas se dedicarem a Ele com fé e amor sinceros (Dt 28-29; 30.11-20; ver Js 7.1-26 notas). A vida, a bênção, a paz e a salvação em Canaã não eram incondicionais. A fé nas promessas de Deus, evidenciada no altar, na expiação pelo sangue e nos mandamentos, era essencial para a manutenção de um relacionamento pactual com Deus (Dt 29. 18-21).
(4) A Palavra de Deus escrita era a autoridade suprema para seu povo e o fundamento para terem a bênção de Deus, ou a sua maldição (vv. 31,32,34; 1.8; cf. Dt 27-30; Mt 7.24-27).

CONCLUSÃO:

Não se esqueça: os detalhes definem o resultado!Precisamos que você dependa de Deus e expresse isto pela busca em oração; Precisamos que você caminhe na estratégia de Deus;Precisamos que você mantenha um padrão de fidelidade;Precisamos que você preserve a unidade da igreja.
(comentário postado em atraso por problemas técnicos)

Nenhum comentário: