quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Lição 2 - O Deus que se comunica com o homem

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – SALMOS 29.1-10
Um salmo de Davi. O título não nos dá nenhuma informação além do fato que Davi é o autor desse cântico sublime.
Os primeiros dois versos são uma chamada à adoração. O dever de atribuir nossa força e honra a Deus. Seus súditos leais pagando o devido, e o Rei os recebendo. O que fazer? Adorar. A quem? Ao Senhor. Como? Na beleza da sua santidade; pois Sua voz de Deus é ouvida na turbulência e acima da turbulência, ou em grandes calamidades pessoais e nacionais. (v.3); Sua voz declara Seu poder e majestade (v.4). Um poder quebrantador (v. 5); um poder inquietador (v. 6); um fogo que vai com a Palavra (v.7); a voz é ouvida em lugares desertos, ou seja, os lugares ímpios e irreligiosos devem despertar e acordar com a mensagem da Palavra de Deus (v.8). Ao ouvir a voz de Deus, no seu Templo incomparável, todos unânimes são motivados e com um entusiasmo geral dão glória! (v. 9). No verso 10, o salmista mostra o governo de Deus sempre presente e sem perturbação.

INTRODUÇÃO
Depois de termos sido instruídos sobre quem é o Deus da Bíblia, na primeira lição, vamos agora compreender como Ele se comunica com os homens. Se Deus não se revelar, o homem não pode conhecê-lo. Por isso, Ele usa uma linguagem acessível e compreensível em suas várias formas de comunicação. Veremos que não precisamos de intermediários, pois Jesus Cristo já nos concedeu livre acesso ao Pai, restabelecendo a comunhão e comunicação com o criador de todas as coisas.

I - A COMUNICAÇÃO DIRETA

A comunicação direta de Deus é conhecida como “auto-revelação”, onde Deus transmite conhecimento de si próprio ao homem através da voz audível (Gn 3.9), sonho (Gn 20.3; 1Rs 3.5; Mt 1.20), revelação (Gl 2.2; 2Co 12.2-4), visão (Gn 15.1; Hb 2.2; At 9.10) e pelo Espírito Santo (Lc 12.12; At 13.2; At 16.6).

DEUS SE REVELOU TAMBÉM DE OUTRAS MANEIRAS

a) Teofanias (manifestações de deus através de anjos), fogo, nuvem, fumaça, brisa suave (voz mansa) e Anjo do Senhor;
b) Milagres (experiência mística): poder de Deus em situações especiais: Maná, sarça ardente, abertura do Jordão;
c) Escrituras: revelando aspectos de Deus e sua obra;

A PERDA DA COMUNICAÇÃO

Adão e Eva foram dotados de atributos comunicáveis e pessoais: inteligência e vontade. Através desses atributos, Deus se comunicava com eles na viração do dia. Todavia, esses mesmos atributos foram usados por Adão e Eva, para desobedecerem à ordem de Deus.
O pecado da desobediência do primeiro casal provocou efeitos devastadores na humanidade, pois quando Adão caiu em pecado, toda a humanidade caiu com ele (Rm 5.12,18).
Uma das conseqüências da queda foi a perda da comunhão e comunicação com o criador (Gn 3.8).
Havendo o homem desobedecido a Deus, sentiu-se envergonhado na Sua presença. Essa vergonha destruiu a comunhão com Deus, causando um grave prejuízo. O homem havia perdido a inocência e pureza da mente e da vida; foi prejudicado no espírito, alma, e corpo, mas uma coisa reteve - a sua livre e espontânea vontade, pela qual poderia escolher entre o bem e o mal. Permaneceu tal qual era antes, um ser livre e respon­sável perante Deus, por sua maneira de agir.

PROMESSA DE RESTABELECIMENTO DA COMUNHÃO COM DEUS


A aliança adâmica. Da parte de Deus, essa aliança celebrada no Éden foi a solução divina para o problema do pecado que surgiu como conseqüência da queda. Deus proveu uma oferta pela qual o homem poderia reencontrar a pureza e a comunhão com Deus. I João 1.3,7. Essa provisão era o Cordeiro de Deus, morto desde a fundação do mundo. Ap 13.8. A maneira correta para o homem expressar o desejo de entrar em comunhão com Deus era aceitar o caminho da redenção, provida por Deus na instituição de sacri­fícios de sangue. Gn 3.21; 4.3,4.

A Promessa Cumprida. Com a morte de Cristo, Deus consagrou um "novo e vivo caminho" de acesso à Sua Pessoa. Hb 10.20, esse é o acesso ao "trono da graça" (Hb 4.16). Através da pregação do Evangelho da graça (Mc 16.15; I Co 1.21; Rm 1.16), os homens encontram o caminha da comunhão com Deus, e é o Espírito Santo quem convence o homem a buscar esse meio (Jo 16.8; Rm 8.15).

DEUS COMUNICA-SE COM OS HOMENS


O escritor aos Hebreus (1.1) diz: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”. Deus se comunica com o homem em uma linguagem acessível. Ele falou por meio dos patriarcas, dos profetas, também através do Seu Filho que é a revelação de Deus “manifesta em carne” (Jo 1.14; 1 Tm 3.16), e por fim, continua falando pela Bíblia, a Palavra escrita. Tudo que precisamos saber sobre Ele está relatado nesse livro. A revelação bíblica se dirige à nossa consciência e, também, à nossa inteligência, e apresenta-nos um Deus santo, justo, único e verdadeiro que se comunica com suas criaturas.

A COMUNICAÇÃO PELA REVELAÇÃO


- Revelação Geral (Natural) - A criação pode nos revelar a existência de Deus: Deus é o Criador; é uma norma para a sociedade e meio de condenação (Insuficiente porque o pecado adulterou a fé humana Rm 1.19-20). Então, através das artes (dom criativo), da música (Jó 38.7; Sl 150.3-5), da natureza (Sl 8.1, a grandeza de Deus é ampla, nas verdades da ciência, história, matemática, pelas leis da natureza) e dos governos (que estão debaixo das leis universais que regem a natureza).
- Revelação Especial (Sobrenatural) - é vista nos milagres (Dt 4.34; Hb 2.4), na profecia (2 Pe 1.20-21; Ap 22.18), em Jesus Cristo (Jo 1.14,18; Jo 14.11; Ef 2.18); e nas Escrituras (Lc 24.27; Jo 5.39; Rm 15.4; 2 Tm 3.16).

A VOZ DE DEUS HOJE


Deus nos fala de diversas maneiras. Ele pode nos falar através de um belo sermão, de uma pregação eloqüente; mas, também pode falar-nos por uma pregação aparentemente sem graça; Ele pode falar-nos através de um hino, de uma poesia, de um soneto, de uma frase; Ele pode nos falar por meio de uma lágrima, de um sorriso, de um choro, de um pranto; Ele pode nos falar através de um grande pregador, ou de uma simples criança; Ele pode nos falar através dos elementos da natureza, pois "sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes" (Sl 19.3); de modo especial, Deus nos fala através de Sua palavra; quando abrimos a Bíblia, Deus nos fala; é só ler com o coração, e a voz de deus soará, diante de nossos olhos, penetrando o mais íntimo do nosso ser. Deus fala! É preciso saber ouvir a voz de Deus!

Recomendo a leitura no link: Êxodo 3: DEUS É AQUELE QUE SE COMUNICA

CONCLUSÃO

O homem perdeu a comunicação e a comunhão com Deus, quando deu ouvido à serpente e desobedeceu-lhe. Porém, Deus sempre mostrou interesse em restabelecer a comunicação com o homem, como diz o apóstolo Paulo: “Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele (em Jesus) habitasse, e que, havendo por ele feito a PAZ pelo sangue da sua cruz, por meio dele RECONCILIASSE CONSIGO MESMO todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” Hoje, podemos dar ouvido à voz de Deus que soa nas Escrituras, pois cuidamos ter nelas a vida eterna (Jo 5.39). Deus quer falar conosco. Ele está falando o tempo todo. Quando nos levantamos; no meio da jornada diária; quando vamos deitar; quando estamos dormindo. Em todo o tempo, e em todo o lugar, Deus quer nos falar. Ouçamos a voz de Deus. Ele nos fala agora! Escutemos!

EXTRA: DEUS AINDA FALA COM AS PESSOAS

"Eram aproximadamente 10 horas quando um jovem começou a dirigir-se para casa. Sentado no seu carro, ele começou a pedir: Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo. Eu irei ouvi-lo; Farei tudo para obedecê-lo" Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho: "Pare e compre um galão de leite". Ele balançou a cabeça e falou alto: "Deus? É o Senhor?" Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa. Porém, novamente, surgiu o pensamento: "Compre um galão de leite". O jovem pensou em Samuel como ele não reconheceu a voz de Deus, e como Samuel correu para Ele. Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil... Ele poderia também usar o leite. O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa. Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido: "Vire naquela rua". Isso é loucura... - pensou - e, passou direto pelo retorno. Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua. No retorno seguinte, 'ele virou e dirigiu-se pela sétima rua. Meio brincalhão, ele falou alto: "Muito bem, Deus. Eu farei". Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar. Ele brecou e olhou em volta. Era uma área mista de comércio e residência. Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança. Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavam escuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro lado que estava acesa. Novamente, ele sentiu algo: "Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua". O jovem olhou a casa. Ele começou a abrir a porta, mas voltou a sentar-se. "Senhor, isso é loucura. Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?".
Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite. Inicialmente, ele abriu a porta... "Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas. Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem. Eu quero ser obediente. Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não responderem imediatamente, eu vou embora daqui". Ele atravessou a rua e tocou a campainha. Ele pôde ouvir um barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança. A voz de um homem soou alto: "Quem está aí? O que você quer?" A porta abriu-se antes pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta. Ele desconhecido em pé na sua soleira. "O que é? ". O jovem entregou-lhe o galão de leite. "Comprei isto para vocês".
O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto. A mulher pegou o leite e foi para a cozinha. O homem a seguia, segurando nos braços uma criança que chorava. Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando: "Nós oramos. Tínhamos muitas contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado". Não tínhamos mais leite para o nosso bebê. "Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite". Sua esposa gritou lá da cozinha: "Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco... Você é um anjo?" O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e colocou-o na mão do homem. Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face. Ele experimentou que Deus ainda responde os pedidos".

Esboços Bíblicos de Salmos – C. H. Spurgeon
O Plano Divino Através dos Séculos – N. Lawrence Olson
Apostila Teologia Sistemática – Darlan Lima, Alexandre Arcanjo, Orlando Nascimento
Palavra Pastoral - Elinaldo Renovato de Lima

Nenhum comentário: