segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

LIÇÃO 1 - A DEFESA DO APOSTOLADO DE PAULO

1º Trimestre de 2010.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

Paulo foi chamado apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus (1Co 1.1). Em sua segunda viagem missionária, fundou a Igreja na cidade de Corinto e ensinou-a os fundamentos da fé cristã durante 18 meses (At 18). Precisou ausentar-se para continuar sua viagem, entretanto, aquela igreja envolveu-se em vários problemas doutrinários e de comportamento. O apóstolo então escreve 1 Coríntios, para corrigir os desvios doutrinários e problemas daquela igreja, usando palavras duras, a saber: “por ventura não sois carnais?”, “sois meninos em Cristo”, etc. Ainda censurou-os duramente, dizendo que estavam inchados, pois nem ao menos ficaram tristes por não ter sido tirado do meio deles um irmão que cometeu incesto, fato este que nem entre os gentios se ouvira falar de ter acontecido (1Co 5); imediatamente o apóstolo ordena a retirada do tal do meio deles (1Co 5.13). Isso causou rebelião e grande oposição por parte de alguns falsos mestres que levantaram dúvida acerca da autoridade apostólica de Paulo. Para defender-se, o apóstolo escreve 2 Coríntios, epístola que iremos estudar durante esse trimestre.


AUTORIA DA CARTA

Não há dúvidas que o apóstolo Paulo é o autor de 2 Coríntios, basta ler 1.1 e 10.1.


LOCAL E DATA DA ESCRITA

É provável que Paulo estivesse na Macedônia quando escreveu esta carta (2.12-13; 7.5; 8.1; 9.2).
A maioria dos historiadores defende que a data aproximada é 56 d.C.


CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL DE CORINTO

Corinto era uma cidade da antiga Grécia, a terceira metrópole do império romano, perdendo apenas para Roma e Alexandria. Estava situada entre a Itália e a Ásia, possuindo dois portos adjacentes que facilitava o comércio entre os países daquela região. Nenhuma cidade da Grécia era mais favoravelmente situada para o comércio por terra e mar. Com base nisso, não é de admirar que Corinto fosse um lugar de intenso comércio e prosperidade, lugar adequado para produzir luxo de todos os tipos. Também era altamente influenciada pela filosofia grega.
A cidade era famosa especificamente por causa da fornicação, de tal maneira que uma “mulher coríntia” era uma expressão proverbial para uma prostituta.
Existia ali um templo dedicado a Afrodite, deusa do amor, possuindo cerca de mil sacerdotisas-prostitutas pagãs, que usavam seus corpos para imoralidade e idolatria nos rituais.


A IGREJA DE CORINTO

Em sua segunda viagem missionária, o apóstolo Paulo implantou uma igreja cristã em Corinto (At 18.1-18), onde permaneceu por 18 meses (At 18.11). Algum tempo depois, precisou prosseguir em sua viagem e ausentou-se da cidade.
Em sua terceira viagem missionária, o apóstolo chega à Éfeso (At 19.1), permaneceu lá por aproximadamente 3 anos (At 19.8-10; 20.31). Durante este período, recebeu notícias sobre o que se passava na igreja de Corinto.


AS CARTAS AOS CORÍNTIOS

Encontramos em 1Co 5.9, que o apóstolo teria escrito uma carta àquela igreja, cujo conteúdo é desconhecido. Porém, nós não perdemos nada com isso, se Deus quisesse teria conservado a carta e ela estaria na Bíblia.

Algum tempo depois, Paulo recebe relatórios pelos membros da “casa de Cloe” (1Co 1.11) sobre os muitos problemas que permeavam a igreja de Corinto; também Estéfanas, Fortunato e Acaico, chegaram (1Co 16.17) trazendo uma carta (7.1) contendo várias perguntas para que Paulo respondesse. O apóstolo Paulo então escreve a carta denominada de 1 Coríntios e a envia por Timóteo (1Co 4.17), para regar o que tinha plantado e corrigir algumas desordens que tinham sido introduzidas durante sua ausência.

Paulo planejava ir pessoalmente à Corinto (1Co 4.18; 16.6-8; 2Co 1.15,16; 2.1), mas foi impedido por algum tempo.

Aproximadamente um ano depois de enviar Timóteo com a carta denominada de 1 Coríntios, ele escreve outra carta denominada de 2 Coríntios.
OBS.: Alguns comentaristas acreditam que houve uma carta intermédiária entre 1ª e 2ª Coríntios, com base em 2Co 2.4.

PORQUE O APÓSTOLO PAULO NÃO FOI À CORINTO E O QUE O MOTIVOU A ESCREVER “2 CORÍNTIOS”?

Encontramos no capítulo 2, que o apóstolo Paulo expressa um relato dos motivos de não ter ido a Corinto, como era esperado.
- O apóstolo Paulo estava, em parte, triste com os relatos vindos daquela igreja (vv.1,5);
- Ele estava angustiado enquanto escrevia, e as lágrimas rolavam em seu rosto (v.4);
- Paulo amava aquela igreja e não queria encontrá-los naquela situação;
- Embora não esteja claro nesse texto, o apóstolo também sabia da grande oposição que se levantou por parte dos falsos apóstolos (2Co 11.13), que colocavam em dúvida sua autoridade apostólica.

Nos versículos 5-11, o apóstolo trata daquele irmão que cometeu incesto. Isso deve ter sido a causa principal da epístola, pois “o tal” irmão foi excomungado e repreendido por muitos (v.6). Compreendemos que o tal irmão se arrependeu, pois estava triste (v.7), e o apóstolo aconselha aos coríntios a perdoá-lo e consolá-lo, confirmando o amor que eles tinham por uma alma.
Nos versículos 8-10, o apóstolo explica o efeito da carta que tinha escrito (1 Coríntios), o qual serviu de consolo para ele quando soube que a igreja acatou suas determinações. Embora que o tal irmão incestuoso gozasse de grande influência na igreja de Corinto, sendo provavelmente líder de algum partido, apoiado por obreiros fraudulentos, mesmo assim os irmãos daquela igreja obedeceram à ordem de Paulo (1Co 5.1) e repreenderam o pecador, excomungando-o. Por isso, o apóstolo diz: “para isso vos escrevi também, para por essa prova saber se sois obedientes em tudo” (v.9).

Não deixe de ler Provérbios 28.23: “O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua”.


CONCLUSÃO

Este humilde comentário serviu apenas de introdução ao trimestre. Aprendemos muitas coisas nesta lição, com o apóstolo Paulo: amar sem ser conivente com o erro e estar disposto a sofrer perseguições por amor a Cristo.
Veremos nas próximas lições que o apóstolo Paulo provou sua autoridade apostólica pelas experiências e revelações recebidas diretamente do Senhor Jesus Cristo.
Não era fácil ser crente em Corinto, na verdade era um desafio! O orgulho, a avareza, o luxo e a concupiscência eram alimentados e incentivados pela influência externa daquela cidade imoral e idólatra.
Sempre haverá opositores no meio da igreja do Senhor, entretanto, sempre haverá crentes fiéis e obedientes que, mesmo sofrendo, não abrirão mão da causa do Mestre.Diz o apóstolo: “...não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” (1Co 5.11).

Um comentário:

Jesus Único Salvador disse...

Graça e paz amados irmãos que faz parte desse blogger. fico grata pois foi de grande valia para mim.
Meus sinceros agradecimentos.
Que Deus continue abençoando a vida de cada um juntamente com seus familiares em nome de Jesus amém.

Maria Sena