quarta-feira, 25 de março de 2009

Retrospectiva das Lições do 1º Trim/2009


Lição 1 – Josué, um líder escolhido por Deus

Após a morte de Moisés, Josué assume a liderança das 12 tribos. Demonstrou ser um homem de fé, visão, coragem, lealdade, obediência inconteste, oração e dedicação a Deus e à sua palavra. Suas qualidades morais, espirituais e pessoais servem de exemplo para qualquer líder. Assim como Josué, Deus conta com nossas vidas para executar sua obra aqui na terra e levar o Ide do evangelho de Jesus Cristo.

Lição 2 – Josué assume a liderança de Israel

Já na liderança, Josué prepara o povo para atravessar o Rio Jordão e os espias são enviados para observar como era a cidade de Jericó, e aconteceu o episódio da casa de Raabe, a prostituta que temeu a Deus e escondeu os espias dos soldados, recebendo promessa de livramento.

Lição 3 – Josué conduz Israel na Travessia do Jordão

Josué enfrenta desafios: a tragédia moral e espiritual do povo, bem como a travessia do Rio Jordão em época de cheia, mas como líder subordinado a vontade de Deus, ele encoraja o povo a enfrentar as dificuldades com fé e determinação, sabendo que o Senhor estava no meio deles e o milagre iria acontecer. Deus mostrou o seu poder na travessia do Rio Jordão, isso é fato incontestável e serviu para o aumento de nossa fé.

Lição 4 – Lições espirituais do pós-Jordão

Tendo Josué e o povo de Israel superado os desafios, chegou a hora de iniciar a batalha pela conquista da Terra Prometida. Precisavam aprender lições extraídas de experiências com Deus, que serviriam para alcançar os objetivos previstos.Nas lições dos memoriais de pedras e em Gilgal, aconteceram a renovação do pacto abraâmico, a circuncisão, a celebração da Páscoa, a provisão e a aparição de um anjo a Josué. É através das experiências com Deus, que aprendemos ricas lições para nossas vidas e para a vida de nossos filhos. Vamos transferir os valores morais e espirituais, contidos na Bíblia, para as futuras gerações.

Lição 5 – A conquista de Jericó

Josué estava defronte a Jericó, cidade fortificada, quando lhe apareceu um homem, com uma espada desembainhada na mão, e apresentou-se como “príncipe do exército do Senhor”. Ao entender que aquele era o seu comandante celestial, Josué se prostra com o rosto em terra e diz: “Que diz meu Senhor ao seu servo?”. A resposta segue: “Descalça os sapatos dos teus pés, porque o lugar em que estás é santo”, e fez Josué assim. Como autêntico líder, Josué dá os primeiros passos para a vitória: submissão e obediência, o caminho certo para alcançar as conquistas.

Lição 6 – A maldição do pecado

Embora o povo de Israel tenha sido vitorioso na conquista de Jericó, unânime em obedecer a Palavra de Deus, um indivíduo, deu lugar a uma doença crônica chamada pecado, trazendo turbulência à Congregação de Deus. O pecado individual e oculto pode trazer prejuízos a toda uma sociedade. Mas através da oração, Deus responde, revelando o oculto e punindo os culpados.

Lição 7 – Da derrota à vitória

Deus falou direta e objetivamente a Josué para reanimá-lo, pois ele acabara de passar por um dos momentos mais difíceis de sua jornada como líder. Mas um líder fiel nunca desiste! Josué clama e o Senhor lhe diz: Levanta-te, pois Israel pecou, transgrediu o meu concerto, pegou do anátema, roubou, mentiu... Eles não iriam subsistir desse jeito... estão amaldiçoados... Deus não estaria mais com eles enquanto não tirassem totalmente o mal do meio deles. Ao ser descoberto, Acã e sua família foram apedrejados e Deus se tornou da sua ira. Aprendemos que não colocar Deus em primeiro lugar, é uma falha grave da nossa parte. Os detalhes definem o resultado! Precisamos depender de Deus e expressar isso pela busca em oração; Precisamos caminhar na estratégia de Deus.

Lição 8 – O perigo do ardil gibeonita

O perigo do engano e da falsa aparência no meio do povo de Deus. Aprendemos a não agir por conta própria, sem pedir a direção do Senhor, pois estamos rodeados de inimigos que se introduzem no meio de nós, com astúcia e engano, e se não vigiarmos, teremos que arcar com as conseqüências. Líderes, pregadores e ensinadores falsos estão promovendo enganos, confusão e discórdia. Trazendo toda sorte de contaminação, por meio de ensinos heréticos, falsa unção, pseudo-espiritualidade e costumes mundanos. O apóstolo Paulo advertiu: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Co 11.3).

Lição 9 – O Senhor peleja por seu povo

As vitórias de Israel dependiam da intervenção imediata de Deus. Para cumprir seus planos e propósitos, Deus se utilizou de grandes milagres, a fim de conceder a vitória aos israelitas. Os milagres bíblicos não necessitam de provas científicas para serem verdadeiros, pois a inspiração e a autoridade da Escritura são suficientes para crermos em sua realidade. De fato o Senhor ouviu a voz de Josué e o milagre aconteceu: “E o sol se deteve, e a lua parou”. O mais importante é que a batalha estava travada, Josué queria a vitória, e para isso era necessário um milagre! Ele orou ao Senhor diante dos israelitas, e o Senhor atendeu a sua oração.
Diante das adversidades, das dificuldades, das batalhas espirituais, das crises, das tribulações, dos sofrimentos, entre outras, devemos confiar no Senhor, pois de nada tem falta quem nele confia (Sl 34).

Lição 10 – Uma herança conquistada pela fé

Depois que Josué feriu trinta e um reis (Js 12.24), a terra repousou da guerra (Js 11.23), mas ainda faltavam algumas partes a serem conquistadas (Js 13.2-3), inicia-se então a segunda parte do livro de Josué. Aprendemos sobre a biografia de Calebe, este servo de Deus que perseverou em seguir ao Senhor. Aos oitenta e cinco anos abraçou a promessa de Deus feita aos 40 anos de idade. Por mais que a promessa demore a se cumprir em sua vida, faça como Calebe, persevere em seguir ao Senhor até o fim.

Lição 11 – As cidades de refúgio

Deus estabeleceu leis que guiaram o povo em suas diversas relações. Entre essas leis estava a “Lei de Talião” (Lei antiga pela qual se vingava o crime aplicando ao culpado o mesmo mal que ele praticara, conf. Ex 21.23-25), ou seja, se alguém cometesse homicídio, era lhe imputado a pena de morte. Mas se alguém matasse sem intenção, para esse tal, Deus estabeleceu as cidades refúgio. Nessas cidades, o acusado estaria seguro da Lei de Talião, até provar sua inocência, ou até a morte do sumo sacerdote (Nm 35.28). Tinha um sentido figurado na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. A cidade era o único refúgio possível contra o vingador do sangue, assim como JESUS é o único refúgio possível contra as conseqüências dos nossos pecados (Rm 7.11; 6.23; Jo 3.15). A morte do sumo sacerdote era a condição necessária para a liberdade, que é um tipo claro da liberdade proporcionada pela morte de Jesus (Hb 4:15; 5:9) Então Jesus Cristo é a nossa cidade de refúgio.

Lição 12 – Preservando a Palavra do Senhor

Aprendemos com Josué o que significa ser zeloso, prudente e fiel à palavra de Deus. Sabemos que Deus não mudou e jamais mudará em seus desígnios propósitos e promessas para com o seu povo e deseja abençoá-lo de forma maravilhosa, porém, precisamos observar a sua palavra e sermos diligentes e zelosos preservando-a em nossas vidas. Josué exorta o povo a temer ao Senhor e perseverar em guardar o que está escrito na lei, bem como guardar a alma e amar a Deus, para evitar problemas futuros.

Um comentário:

Eduardo Sousa disse...

Irmão Jean, você foi o vencedor do Sorteio da Bíblia de Estudo Pentecostal,no blog ensinadorcristao.blogspot.com. Entre em contato conosco.

Abraços
Eduardo