sexta-feira, 20 de março de 2009

Lição 12 - Preservando a Palavra do Senhor - Por Pr Manoel B. Moura Júnior

Leitura Bíblica em Classe: Josué Cap. 23.1-6.

Introdução

Nesta lição estudaremos o capítulo 23 do livro de Josué e vamos aprender com ele o que significa ser zeloso, prudente e fiel à palavra de Deus. Durante quase todo o trimestre aprendemos preciosas lições que de fato nos enriqueceram de forma maravilhosa moldando o nosso caráter e nos tornando mais humildes no tocante as promessas do Senhor para as nossas vidas e como rebelas. Sabemos que Deus não mudou e jamais mudará em seus desígnios propósitos e promessas para com o seu povo e deseja abençoa-lo de forma maravilhosa, porém, precisamos observar a sua palavra e sermos diligentes e zelosos preservando-a em nossas vidas.

Preservar, conceitos etimológicos: “Livrar-se de mal ou perigo futuro; manter livre de corrupção; resguardar; defender” (Dicionário Aurélio).

A definição no contexto original Hebraico para preservar é nãtsah “guardar, vigiar, preservar” (“tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do senhor, vos ordenou: que ameis ao Senhor vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração, e de toda a vossa alma”Js 22.5). (Sl 119.11,15-18).
A definição no contexto original Grego para preservar é “tereõ” (threw) Guardar, Denota: (a) “zelar ou velar por, cuidar de, preservar, vigiar” este termo nos exorta a “guardar – preservar” a fé (2 Tm 4.7); a unidade do Espírito (Ef 4.3); a si mesmo (2 Co 11.9; 1 Tm 5.22; Tg 1.27) (b) “observar, dar atenção a”, como por exemplo, guardar mandamentos, etc. leia as seguintes referências: (Mt 19.17; Jo 14.15; 15.10; 17.6; Tg 2.10; 1 Jo 2.3-5; 3.22,24; 5.3; Ap 1.3; 2.26; 3.8,10; 12.17; 14.12; 22.7,9).

I – AS RECOMENDAÇÕES DE HOMEM DE DEUS.

1. Primeira exortação – Josué convoca o povo (Js 23.1, 2).

Se o livro de Josué começa com o seu chamamento à responsabilidade de guia do povo eleito, é natural que termine com os seus últimos discursos de despedida e bem assim com a narração da sua morte. A primeira exortação, ministrada aos chefes do povo, apela à sua lembrança como Deus cumpriu a Sua palavra, enquanto ele, Josué, os conduziu à Terra da Promissão. Sim, Jeová era infalível, e lá estaria com eles mesmo no meio da batalha: "Um só homem dentre vós perseguirá a mil, pois é o mesmo Senhor vosso Deus o que peleja por vós" (10). Sendo assim, qual a atitude de cada um para com Deus? Só a de obediência, sujeição e fidelidade. O que viram e sentiram acerca de Deus foi por certo mais que suficiente para lhes incutir a coragem necessária para enfrentar o futuro. Fossem, pois, leais aos mandamentos do Senhor, evitando todo o gênero de pecado, nomeadamente a apostasia, a qual representaria a perda de todo o bem que eles já tinham conhecido, sobrevindo-lhes o mal e castigos terríveis.

Esta reunião foi convocada já perto do final da vida dele. Ele havia passado algum tempo em sua herança “na montanha de Efraim” (Js 19.15), mas ainda carregava um fardo por Israel. Ele se sentiu compelido a rever as abundantes misericórdias que o Senhor lhes dera e a adverti-los seriamente sobre os perigos da apostasia para com Deus. Este discurso aos líderes de Israel é composto de duas seções. Elas correm paralelas entre si no que se refere ao contexto (compare 2-13 com 14-16). Nos dois casos, Josué começou com uma referência à sua idade e à proximidade de sua morte. Este fato adicionou um elemento de urgência à sua mensagem (Js 23.1-6). Em muitos aspectos, Josué seguiu o mesmo padrão usado por Moisés na conclusão de seu período como Pastor daquela nação (Dt 12-26; 28ss). O fato é que ele não tinha algo novo a anunciar ao povo. Ele só estava desejoso de marcar mais uma vez as antigas verdades na mente do povo que estava sob sua responsabilidade. Josué sentia o peso da responsabilidade que estava em seus ombros e de como tinha que permanecer fiel ao Senhor e aos preceitos da sua Palavra, o Sucesso do seu ministério só foi possível devido a sua fidelidade a Deus e sua lealdade a Moisés, e Israel precisava agora com a despedida do seu pastor permanecer guardando os preceitos do todo poderoso ensinados por Moisés e repassados por Josué.

2. O Temor ao Senhor.

Josué traz à memória as evidências da história (Js 4.21-24; 10.14,42). No versículo 3 da leitura Bíblica em classe ele diz: “O Senhor... pelejou por vós”. O objetivo do grande guerreiro era fazer com que Israel refizesse os votos de fidelidade quando Moisés Servo do Senhor morreu. (Js 1.10-18). O Temor ao Senhor é o princípio de toda a sabedoria (Pv 1.7). E bem-aventurados são todos que o temem (1 Sm 12.14; Sl 25.12; 31.19; Is 50.10; Ml 3.16).
Enfrentamos em nossa sociedade uma terrível onda de rebeldia contra Deus e a sua palavra, os valores morais estão sendo banalizados e ridicularizados pelos defensores do movimento GLBT existem até pastores fazendo apologia a este movimento, e o que dizer da bíblia gay? Os princípios que antes eram honrados pela sociedade hoje não passam de uma questão atrasada e sem nenhum valor o Casamento para a sociedade hodierna não passa de uma instituição falida enquanto que a poligamia é aclamada como a fonte do prazer (puro hedonismo) se na época de Josué havia da parte dele uma preocupação de que o povo temesse ao Senhor e guardasse a sua palavra qual deve ser a nossa preocupação e posição diante de tanta imoralidade, idolatria, prostituição e pedofilia que assola o nosso país? Temer a Deus não é uma opção é um mandamento!

3. Preceitos Essenciais.

“Para que não vos mistureis com estas nações que restaram entre vós, Não façais menção dos nomes de seus deuses, nem por eles façais jurar, nem os sirvais nem os adoreis” (Js 23.7).
Ao observar o decálogo logo em suas primeiras linhas encontramos as seguintes advertências: Eu sou o Senhor teu Deus, que tirei da terra do Egito, da casa da servidão, não terás outros deuses diante de Mim. (Ex 20.2,3). Josué instruiu o povo a não se apartarem do Senhor nem de sua palavra. Israel não podia se misturar com as nações pagãs nem adorar os seus deuses nem aderir os seus costumes. Se quisermos agradar a Deus precisamos em primeiro lugar guardar a sua palavra e honrar-mos o seu poderoso NOME temendo-o e obedecendo-o. Deus nos chamou para sermos Sal da terra e Luz do mundo porém, o que se vê é que devido o mal procedimento de muitos que se dizem cristãos estamos nos tornando terra da terra e mundo do mundo. Os costumes pagãos invadiram nossas igrejas de uma maneira tão sutil que hoje é quase que impossível diferenciar um cristão de uma pessoa mundana as escrituras nos dão instruções de como devemos nos afastar dos modismos que hoje estão em voga em nossa sociedade. A semelhança de Israel que sempre estava inclinado a afastar-se de Deus e voltar ao Egito por causa da sua dureza de coração, em nossos dias essa mesma dureza tem afetado muitos de nós e a vontade de voltar ao Egito tem feito com que muitas igrejas se desviem da palavra, pureza e simplicidade do Cristianismo, precisamos urgentemente de uma renovação espiritual em nossas igrejas os cristãos da atualidade devem entender de uma vez por todas que não estamos fazendo favor para Deus em orar-mos todos os dias pelas madrugadas, jejuar-mos três vezes na semana, contribuir-mos com o Dízimo de tudo que ganhamos, ajudar o necessitado, etc , se não existir amor por Deus e temor de sua palavra em nossas vidas tudo o que for feito torna-se perda de tempo. No versículo 7 acima ele indica especificamente dois passos que nos levam para longe de Deus, e que devem ser evitados. Eram eles: (1) misturar-se com os povos rebeldes e (2) dar atenção aos seus deuses (C.f Ex 23.13; Dt 10.20). Tiago expressa esse perigo na forma de uma pergunta: “não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?” (Tg 4.4). Os israelitas tinham a responsabilidade de fazer com que os outros povos conhecessem o Deus vivo e esta missão não poderia ser levada a cabo com comprometimentos estranhos. Será que não estamos agindo assim?

II – EXORTAÇÕES À PERSEVERANÇA.

1. Guardar tudo quanto está escrito.

“Esforçai-vos, pois, para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés...” (6).
Este é o eco dos termos pelos quais o Senhor o havia conduzido (c.f Js 1.7). Esta maneira de agir mostrava-lhes como o caminho para ser bem sucedido devia ser seguido (Js 1.8). Ele foi persuadido de que esta era a única maneira de o povo ter sucesso. Josué estava certo de que somente uma nação corajosa seria capaz de viver dessa maneira. É por isso que ele usa sua última demonstração de fé, perseverança e determinação para destacar para o povo israelita o melhor modo de se viver.
Israel precisava obedecer a Palavra do Senhor em todo o momento sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda. Deus é o Senhor deles e como Senhor ele é aquele que pode exigir fidelidade, retidão e diligência daqueles que tomam o seu nome por testemunho diante dos homens, uma verdade é clara nesta lição: “enquanto os cristãos não se tornarem de fato praticantes das santas escrituras o evangelho continuará sendo deteriorado pelo mal comportamento daqueles que pregam e ensinam mas não vivem o que pregam nem o que ensinam”. A grande tragédia de nossos dias é que temos em nossos púlpitos vários doutores, advogados, psicólogos, professores, pastores, reverendos, bispos etc. só falta agora alguém se auto-proclamar sumo-sacerdote, porém, ao procurar-mos essas pessoas nos cultos de oração e consagração e não os encontramos não evangelizam nem fazem visitas e quando chegam à igreja no domingo a noite ficam folheando a Bíblia de Gênesis a Apocalipse querendo pregar e às vezes até ensinar... O que? É justamente por isso que muitas pessoas são simplesmente “evangélicos” que freqüentam os cultos de fim de semana. A pior maldição que um povo pode sofrer é ter uma religião movida à base de mera emoção e sensacionalismo. A ausência de realidade espiritual já é trágica; mas o aumento da falsa espiritualidade é um pecado mortal ou guardamos a palavra de Deus para sermos bem-sucedidos em sua presença ou seremos apenas religiosos sem vida sem palavra e sem A unção de Deus. (Sl 128; 53; Ef 6.10-17).

2. Guardar a alma e amar a Deus.

“Portanto empenhai-vos em guardar as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus” (Js 23.11).
“O amor a Deus” este amor se manifesta em várias atitudes e maneiras: 1) Em colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas (Êx 20.3; Mt 21.37,38; 6.33); o que é mais importante para você? Esta pergunta lhe deixa meio sem jeito? Saiba que o Senhor deve ser o primeiro e único alvo de anseio e desejo em nossas vidas ele mesmo disse: “Sem Mim nada podeis fazer”... Precisamos servir a Deus e ama-lo de todo coração. 2) obedecer à palavra de Deus (v. 6; Jo 14.21,23, 24); 3) ao separar-se da vida carnal – o nosso inimigo (Rm 6.11-14; 8. 5-9). Este empenho em amar a Deus deve ser mantido a todo o custo e seja qual for o preço a ser pago o esforço do Servo em amar o Seu Senhor deve ser sacrificial e perseverante ainda que a sua própria vida lhe seja tirada.

III – EVITANDO PROBLEMAS FUTUROS.

1. A advertência de um líder.

Josué adverte o povo a guardarem os mandamentos ordenados pelo Senhor e isto seria para eles uma questão de vida ou morte “quando traspassardes o concerto do Senhor, vosso Deus, que vos tem ordenado, e fordes, e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então, a ira do Senhor se acenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra vos deu” (Js 23.16). Deus lhes disse que a sua fidelidade para com o povo estava condicionada a sua obediência e retidão diante dele, a extensão do mal que o povo de Deus experimentaria ao se afastar dele seria que Deus os destruiria de sobre a face a terra que o Senhor lhes deu. Tal pecado contra Deus significava que a ira do Senhor se acenderia contra eles que logo pereceriam de sobre a face da terra. Josué esperava que isso nunca acontecesse. Ele sabia que se o povo o amasse ao Senhor de todo o coração, alma, entendimento e forças, então a bondade e a misericórdia os seguiriam todos os dias de suas vidas. Teriam o Senhor como o seu protetor, Guardião e Pastor.

2. Um instrumento nas mãos de Deus.

Escolher Josué exaltou ao Senhor a quem ele servia, já que era um servo fiel de Deus. Esse sempre foi o propósito do Senhor ao levantar mensageiros como Josué. Ele foi usado por Deus de uma forma maravilhosa isso ainda acontece nos dias de hoje apesar de todo o esfriamento que enfrentamos hoje eu acredito que Deus é fiel para nos conceder pastores segundo o seu coração que nos apascentem como ovelhas e de fato nos considerem como ovelhas e não como meros dizimistas ou ofertantes Josué foi e é um exemplo de homem de Deus a ser seguido.

Conclusão.

Queridos irmãos, que o Senhor nos ajude para que sejamos transparentes a fim de que a sua Glória resplandeça com luminosidade por nosso intermédio, e que nós somos tão abençoados que Deus possa ser exaltado através das nossas atitudes. Que o som do nosso coração ecoe para o mundo e todos vejam Deus em nós e quem de fato somos.

Fonte: www.ovelhasemfoco.blogspot.com

Um comentário:

Pr Manoel B. de Moura Júnior disse...

querido e amado Jean obrigado por publicar meu comentário no seu blog e que neste domingo tenhamos uma ótima escola dominical.
fica na paz e aguarde o proximo comentário.