sexta-feira, 13 de março de 2009

Lição 10 - Uma Herança Conquistada Pela Fé


INTRODUÇÃO

Depois que Josué feriu trinta e um reis (12.24), a terra repousou da guerra (11.23), mas ainda faltavam algumas partes a serem conquistadas (13.2-3). Inicia-se então a segunda parte do livro de Josué. Os capítulos 13-22 descrevem a divisão da terra de Canaã entre as doze tribos. Esta partilha cumpriu a promessa de Deus a respeito da terra prometida, servindo de experiência para os israelitas e para nós também, pois confiamos num Deus que promete e se responsabiliza em cumprir, para glória do seu nome, por amor de nós (2Co 1.20).

BIOGRAFIA DE CALEBE

Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu. Seu nome significa "arrojado", era o cabeça da tribo de Judá (Nm 13.6, aqui seu nome aparece pela primeira vez). Tinha vinte anos e era um dos 600.000 mil israelitas que saíram da escravidão do Egito em direção a terra prometida; tinha quarenta anos e foi um dos doze homens enviados por Moisés para espiar a terra de Canaã (Nm 13.6); foi um dos doze espias que trouxe as boas notícias da terra visitada e que encorajou o povo a ir em frente (Nm 13.30; 14.6-9); apenas ele e Josué, que saíram do Egito com mais de vinte anos, e conseguiu entrar na terra prometida (Nm 14.24,29-30; Nm 32.11-12; Dt 1.35,36).

A HISTÓRIA DE CALEBE

A história deste servo de Deus mostra sua perseverança em seguir ao Senhor.


Líder da Tribo de Judá
Quando Deus ordenou a Moisés que enviasse doze homens para espiar a terra de Canaã, destacou o fato de aqueles homens escolhidos serem “maioral entre eles” (Nm 13.2), isto significa que Calebe era maioral da tribo de Judá (v. 6). Ele tinha 40 anos quando foi chamado para uma missão (Js 14.7).

A missão dos espias
Moisés exigiu daqueles doze homens que subissem para a banda do sul e à montanha, e vissem que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou se é fraco; se é pouco ou se é muito; se a terra é boa ou má; quais as cidades em que habitam se em arraiais ou em fortalezas; se a terra é grossa ou magra; se há árvores ou não; e eles tinham que se esforçar para trazer do fruto da terra.

A volta dos espias
Os espias passaram 40 dias espiando a terra de Canaã, mas um detalhe chama atenção: é que eram aqueles dias os dias das primícias das uvas, então cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas e, de tão grande que era, colocaram em uma madeira (verga), apoiada nos ombros de dois dos homens. Também trouxeram romãs e figos. Depois que deram o relatório a Moisés, Arão e a toda congregação, e mostrando o fruto e disseram: “verdadeiramente, mana leite e mel, e este é o fruto” (Nm 13.26-27).

O relatório negativo
Daqueles doze espias enviados para observar a terra, dez deram um relatório negativo. Eles disseram que “O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, fortes e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque (gigantes). Os amalequitas habitam na terra do Sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão” (Nm 13.28-29). Estes doze incrédulos estavam desconsiderando a promessa de Deus (Gn 17.8), demonstraram medo e falta de fé. Consideraram apenas os obstáculos e as dificuldades, eram líderes sem visão, maus exemplos para o povo. Agora entendemos o escritor aos Hebreus: “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.” (Hb 3.12,18,19).

A fé dos dois espias

“Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela” (Nm 13.30). Calebe era um homem de fé, confiava nas promessas do Senhor. Três atitudes em uma frase só: (1) “Subamos animosamente”, ou seja, vamos a pelejar com ânimo, tenham coragem; (2) “possuamo-la em herança”, quer dizer, Deus nos prometeu e vai nos dá a terra; (3) “certamente, prevaleceremos contra ela”, aqui Calebe demonstra a confiança total em Deus, estava determinado mesmo diante do perigo, pois sabia que a vitória era certa.
Isso serve de estímulo para nós cristãos, pois Deus nos prometeu a cidade celestial (Fl 3.20; Ap 21.10), mas temos que perseverar até o fim (Mt 24.13), “...sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).

Mesmo assim, ainda houve muita resistência dos outros espias, pois disseram:

“Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós [...] A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos no meio dela são homens de grande estatura [...] Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos.” (Nm 13.31-33).

Naquele momento, toda a congregação ergueu a voz e chorou naquela noite; e todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; desejaram morrer no Egito ou no deserto, pois para eles era melhor que morrer ali à espada; a pressão foi tão grande que Moisés e Arão caíram sobre seus rostos perante a congregação.

E Josué e Calebe rasgaram suas vestes e falaram a toda congregação:

“A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.” (Nm 14.7-9)

Josué e Calabe resistiram à opinião da maioria dos espias, mesmo arriscando suas próprias vidas. Tinham como base do seu relatório um firme compromisso com Deus e a plena confiança nas suas promessas.

Aprendemos que independentemente da opinião da maioria, o que prevalece é ficarmos firmes na fé e confiante nas promessas de Deus (Hb 10.23).

Tentaram apedrejar Josué e Calebe, mas a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação, e a voz do Senhor bradou a Moisés: “Até quando me provocará este povo? E até quando me não crerão por todos os sinais que fiz no meio deles?” (Nm 14.11)

A sentença dos murmuradores: “todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, não verão a terra de que a seus pais jurei, e até nenhum daqueles que me provocaram a verá.” (Nm 14.22-23).

Paulo sabia muito bem disso, ele escreveu aos filipenses: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas” (Fl 2.14, ver 1Pe 4.9).

“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança [...] não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. (Nm 14.24,30)

CARACTERÍSTICAS DE CALEBE

A personalidade de Calebe (13.30):


1- Determinado "Subamos"
2- Otimista "... animosamente"
3- Idealista "... e possuamo-la"
4- Destemido "... porque, certamente, prevaleceremos contra ela"

Condições para herdar a terra prometida:

1- Firmeza "A terra por meio da qual passamos é terra muito boa..."(14.7)
2-Agradar ao Senhor. "Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel" (14.8)
3- Obediência "Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor"(14.9)
4- Destemor "... e não temais o povo daquela terra"(14.9)

Qualidades de Calebe:

1- Fé – Nm 13:30 e 14:9.
2- Coragem – Nm 13:30 e Josué 14:12.
3- Encorajava os outros – Nm 13:30 e 14:6-9.
4- Generosidade – Josué 15:18,19.

Virtude Principal de Calebe:

Perseverança em seguir ao Senhor – Nm 14:24 e Josué 14:8,9.

a) Apesar da longa e penosa jornada do Egito a Canaã, ziguezagueando pelo deserto por 40 anos – Josué 14:10.
b) Ainda no meio de desestimulo de seus colegas de jornada – Nm 13:27-29, 31-33.
c) Mesmo diante das ameaças do povo incrédulo, seus irmãos – Nm 14:10.
d) Diante das constantes e inúmeras murmurações, reclamações, idolatria, cobiça, prostituição, etc... do povo no meio do qual vivia – I Cor. 10:6-10.

Resultados colhidos por Calebe na sua perseverança em seguir ao Senhor:

1- Caiu no agrado do Senhor – I cor. 10:5 e Nm 14:24.
2- Viveu vida longa e teve muita força física para ver o cumprimento da promessa do Senhor – Nm 14:24 e Josué 14:10-11.
3- Recebeu a benção de Josué e do Senhor – Nm 14:24 e Josué 14:13.
4- Alcançou a posse da terra prometida – Josué 14:9, 12,14: Josué 15:13-19. Dos 600.000 homens de 20 anos para cima que saíram do Egito, somente Josué e Calebe entraram de posse da terra prometida, ambos pela mesma razão – perseverança em seguir ao Senhor.

CONCLUSÃO

Quarenta e cinco anos se passaram, Calebe com oitenta e cinco anos abraçou a promessa de Deus feita aos 40 anos de idade: “...e Josué abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança (Josué 14.6-13). Calebe recebeu a resposta de uma promessa, após 45 anos. Por mais que a promessa demore a se cumprir em sua vida, faça como Calebe, persevere em seguir ao Senhor até o fim. Somos cristãos como Calebe ou somos como os descrentes israelitas? Quando Deus fala, devemos acreditar nEle sem reservas e agir segundo Sua Palavra. Principalmente a perseverança de Calebe deve servir de grande estímulo para nós, pois também dela necessitamos para, como ele, podermos vencer a nossa jornada que também é longa e penosa, em meio a um mundo hostil, incrédulo e corrompido no qual vivemos.

QUESTIONÁRIO.


1. Qual era a tribo de Calebe?
2. Que trabalho foi atribuído a ele?
3. Quantos anos tinha nesse tempo?
4. Onde estava Israel quando os espiões foram enviados?
5. O que lhes foi incumbido de descobrir sobre a terra?
6. Foi-lhes dito para trazer frutas ou fizeram isso por conta própria?
7. Em que estação foram espiar a terra?
8. Qual foi a fruta mais extraordinária?
9. Como foi carregada?
10. Quais outras frutas foram trazidas?
11. Como era chamado o lugar das uvas?
12. Quantos tempos gastaram espiando a terra?
13. O que disseram emanar da terra?
14. O grupo de espiões achou que Israel poderia ir para lá?
15. Por que ficaram com medo de ir para a terra?
16. Todos os espiões concordaram com essa opinião?
17. Quais dois não concordaram? E o que esses pensavam?
18. Quais dos espiões Israel acreditou?
19. O que Deus fez em decorrência de sua decisão?
20. O que aconteceu a Calebe como resultado da sua fé?


DIFICULDADE BÍBLICA

1 CRÔNICAS 2:18 - Quem foi o pai de Calebe: Hezrom, Hur ou Jefoné?
PROBLEMA: De acordo com este versículo, o pai de Calebe foi Hezrom. Mas no versículo 50 é dito que Calebe era filho de Hur (SBTB, EC, R-IBB) e Josué 14:6 aponta-o como filho de Jefoné.

SOLUÇÃO:
Várias são as possíveis soluções. Alguns eruditos acreditam que houve mais de um Calebe. Outros observam que a palavra "filho" pode ter também o sentido de neto ou até mesmo de bisneto. Daí a referência pode ser ao pai de Calebe, ao seu avô ou ainda ao seu bisavô. Ainda outros entendem que 1 Crônicas 2:50 não está afirmando que Calebe seja o filho de Hur. Por um sinal de pontuação colocado depois da palavra Calebe, a frase "Estes foram os filhos de Calebe" passa a referir-se ao que estava dito antes. Dessa forma, Hur não poderia ser o pai de Calebe.

Fontes:
Bíblia de Estudo Pentecostal
Livro Palavras Vivas - de Amilto Justus. pg. 03 a 06. Estudo Bíblico Vida e Virtudes.
http://www.23igrejaonline.com.br/estudos.php?id=9
http://gersonaoeterno.blogspot.com/2007/11/teologia-de-calebe.html

Um comentário:

Lilyane disse...

FIQUEI MARAVILHADA COM ESSE ESTUDO,ERA TUDO O QUE PROCURAVA PARA COMPLEMENTAR MINHA AULA NESTE DOMINGO, MAIS EU ACHO QUE ESTA AULA É TUDO MESMO E NEM PRECISA ACRESCENTAR NADA, Deus é maravilhoso, meu coração esta em paz e essa aula vai ser uma benção.
Obrigado por postar este estudo.
Que o Senhor abençõe cada dia mais e mais o Senhor